Visitantes

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AGENDA - 4º Trimestre de 2011 - Sugestões de Atividades

OUTUBRO

1º - Dia Nacional e Internacional do Idoso - Promover um sarau intitulado: “Os tempos de outrora”. Abrir inscrições para os idosos da igreja que estejam interessados em apresentar um número musical. Montado o programa, divulgar o evento para que todos possam prestigiar a música de outrora. Se não houver inscrições voluntárias, montar um grupo ou convidar alguém para cantar.

11 - Dia da SAF em Revista - Fazer uma exposição de edições antigas da SAF em Revista, com o objetivo de resgatar a nossa história.

12 - Dia das Crianças e Dia Nacional da Criança Presbiteriana - Ensaiar um peça infantil com as sócias da SAF e apresentar para as crianças da igreja em uma programação especial. Será uma divertida interação que trará momentos de aprendizado. É importante escolher uma história que possa acrescentar algo para o crescimento espiritual das crianças.

15 - Dia do Professor - Homenagear os professores da Escola Dominical - fazer um marcador de livros.

31 - Dia da Reforma Protestante - Promover na igreja um concurso de frases que respondam à seguinte ques­tão: Por que sou protestante? O pastor e os presbíteros poderão julgar a frase que melhor esboce o teor da Reforma. Não deixe de premiar o vencedor.

NOVEMBRO

11 - Dia Nacional da SAF - Montar um painel com slides que mostrem “A SAF através dos tempos”, contando para todos da igreja um pouco da nossa história. Participar das comemorações dos 127 anos da SAF na Federação e/ou Sinodal.

24 - Dia de Ação de Graças - Sugestões de atividades para o momento do culto e para o sábado posterior. Sugestão de programa ver abaixo:

Organizar as crianças para que entrem na igreja no mo­mento de ofertório vestidas de camponesas e carregan­do nas mãos algo da natureza, como frutas, legumes, cereais. Enquanto as crianças entram, uma voz suave, ao som instrumental, fala uma poesia de gratidão:
AÇÕES DE GRAÇAS
Rev. Saulo de Castro Ferreira

Traze a Deus a tua oferta
Reconhece, mão aberta,
Sua bênção que enriquece
Sem deixar tua vida incerta.

Traze a Deus o teu louvor
E oferece-o com amor,
Pois só ele o merece,
Por Jesus, o teu Senhor.

Traze a Deus teu coração
E agradece em oração
Pois se Cristo não viesse Quem traria a salvação?
Após colocarem as dádivas na frente da igreja, as crianças entoarão um cântico de gratidão. Na ocasião toda igreja deve ser incentivada a levar como oferta esse tipo de ali­mento. No sábado seguinte, a SAF organizará a distribui­ção de uma sopa e salada de frutas, feitas com as doações dos irmãos, em algum lugar em que poderá ser feito um trabalho evangelístico, envolvendo toda a igreja.



DEZEMBRO

2º - Domingo - Dia da Mulher de Pastor e Dia da Bíblia - No sábado anterior, realizar uma reunião departa­mental conjunta e convidar a esposa ou as esposas dos pastores para compartilhar alguma experiência ou bênção que tenha vivido como esposas de pastor. Na parte social, agradecer a presença dela(s) na igreja e dar-lhe(s) uma lembrança em nome da SAF. Na mesma reunião, em comemoração ao Dia da Bíblia, fazer um concurso para saber quem é capaz de declamar um trecho bíblico ou um salmo. Ganha a sócia que souber mais trechos ou o trecho maior.

17 - Dia do Pastor - Mais uma vez, lembre-se da família do pastor e não somente dele. Esposa e filhos fazem parte do ministério e devem ser prestigiados. Faça uma escala de modo que o pastor e a sua família sejam convidados para almoçar e jantar na casa de irmãs da SAF, no dia 1 7 (sábado) e 18 (domingo).

25 - Natal - Participe das comemorações da igreja, mas não se esqueça de comemorar o Natal em família, enfatizando a importância dessa data para os cristãos. Vamos resgatar as comemorações de Natal com encenação. Sugestão de programa ver abaixo:
1ª Parte - O Sentido do Natal
Mostrar slides com diversas fotos que mostram o Natal na realidade atual: enfeites, presentes, comidas, etc. (fundo musical que lembre lojas e presentes).
Terminar a apresentação com a seguinte reflexão: Qual é o verdadeiro sentido do Natal?

2ª Parte - Musical
Entram em cena Maria e José
Maria canta a primeira e a segunda estrofes do hino “Noite de paz” (nº 243 HNC).

Em seguida crianças (ou adolescentes), com velas nas mãos, entram cantan­do a terceira estrofe do hino e ficam em volta do casal. Enquanto eles continuam fazendo a melodia do hino ao som de “u”, um narrador fala: “E tu Belém-Efrata (...) de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade... Este será a nossa paz” (Mq. 5:2,5).

Apagam-se as velas... O grupo de crianças sai e outro grupo entra cantan­do o hino “Pequena vila de Belém” (na 232 HNC), primeira e terceira estrofes.

Maria e José ficam de um lado; no outro lado entram alguns jovens vesti­dos de pastores e um jovem vestido de anjo, que diz: “Não temais: eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.10-11).
Toda a igreja entoa o hino “Louvor angelical” (nº 240 HNC).

Uma voz feminina diz: Nosso sincero desejo é que o Natal tenha para você um significado maior do que presentes e enfeites. Convidamos você a acreditar nesse Rei que nasceu em Belém, assim como fizeram os pastores e os magos há muito tempo. Acredite e receba Jesus como seu Senhor e Salvador.
“A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome"(Jo 1.12).

Toda a igreja entoa o hino "Nasce Jesus" (nº 239 HNC).


Importante! Quanto mais toda a igreja estiver envolvida nos diversos trabalhos e atividades promovidas pela SAF, mais as sócias estarão desenvolvendo o subtema: Vivendo em Cristo e Cultivando a Comunhão Fraternal.

Fonte: SAF em Revista - 4º Trimestre de 2011 - Pags.14-16

Nenhum comentário:

Postar um comentário